quarta-feira, 21 de julho de 2010

MINHAS PALAVRAS


Olá Galera!!!!!!!!!

Gostaria de manifestar o meu desejo de que quando vocês entrarem no blog e lêem as postagens, POR FAVOR COMENTEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu preciso saber se o blog está sendo acessado e se vocês gostam, discordam ou concordam com os assuntos aqui expostos.

O blog não têm um marcador de acessos, por isso não sei se as pessoas entraram e se assim o fizeram, se chegaram a ler as postagens. Não custa nada comentar, é rápido e fácil. Conto com os comentários de todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Grato Pela Atenção,

UM ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 18 de julho de 2010

A CIÊNCIA DO AMOR: 13 DICAS PARA ACHAR SEU PAR PERFEITO


Essa postagem com certeza será a mais comentada, espero!!! Como achar o seu par perfeito??? Aí vão 6 das 13 dicas. Vamos conferir:

Alguns acadêmicos são pagos para pesquisar a "atração interpessoal", expressão que os psicólogos usam para se referir a essa coisa chamada amor. As descobertas desmentem clichês cultivados pela ficção romântica - como "os opostos se atraem" e "a distância aumenta o interesse" - e confirmam outros.

Então, vamos a elas:

IGUAIS COM IGUAIS

Procurem alguém que seja o mais parecido possível com você, porque é provável que essa pessoa também esteja procurando companhia. A maioria de nós prefere parceiros com histórias de vida, interesses, valores e crenças semelhantes aos nossos porque estes corroboram nossas escolhas. Até gostamos mais das pessoas que se parecem conosco.
Há um século, o eminente cientista britânico Sir Francis Galton chamou a atenção para esse fenômeno, que desde então tem sido confirmado por muitos estudos sobre o que um casal tem em comum.

AMOR PERTO DE CASA
Esqueça os romances a distância: a proximidade conta muito. Estar perto de seu parceiro em potencial - seja no escritório ao lado ou na rua mais próxima - fará com que vocês se encontrem sempre, o que é bom, porque quanto mais vemos alguém, mais gostamos dessa pessoa (a não ser que a tenhamos detestado logo de início. Nesse caso a odiaremos cada vez mais). É por isso que tantas vezes acabamos namorando um vizinho ou um colega de trabalho.

DECLARE SEU INTERESSE

Esqueça a idéia de amar em silêncio, porque, de acordo com o psicólogo americano Artur Aron, nós ficamos interessados em alguém se simplesmente percebermos que essa pessoa está interessada em nós. Isso faz com a auto-estima aumente e, em consequência, que a estima pela outra pessoa aumente também. Gostamos de quem nos elogia, e é por isso que o herói típico do romance de Lord Byron, que troca farpas com sua amada até a última página (quando, por fim, um cai nos braços do outro) constitui um clichê romântico que não é verdadeiro no mundo real.
OLHO NO OLHO

Mas existe um ponto no qual os amantes das paixões arrebatadoras estão certos: o amor a primeira vista pode realmente acontecer. Já foi mostrado em estudos que quanto mais dois possíveis parceiros se olham quando se conhecem mais vão gostar do que vêem. Ajuda muito se você estiver com as pupilas dilatadas, porque esse é o atributo físico mais atraente que existe, de acordo com uma pesquisa feita pelo falecido Eckhard Hess, professor do departamento de psicologia da Universidade de Chicago. Ele descobriu que, quando duas fotos de uma pessoa do sexo oposto são mostradas a alguém - fotos idênticas, a não ser pelo tamanho das pupilas -, essa pessoa terá o dobro de chances de achar que a foto em que o outro está com as pupilas maiores é a mais atraente, mesmo se não houver percebido a diferença. Pupilas dilatadas são um sinal de excitação intensa.

LINGUAGEM CORPORAL

Seu estoque de palavras românticas acabou? Use a linguagem corporal, uma forma de comunicação não-verbal compreendida por ambos os sexos. A mais óbvia - e eficiente - maneira de iniciá-la é olhar nos olhos do parceiro em potencial e sorrir; e existem alguns gestos destinados a nos fazer parecer mais interessantes, como brincar com o cabelo.
De acordo com Allan Pease, autor do livro The definitive guide to body language (o guia definitivo da linguagem corporal), o que deixa os homens interessados são sinais que mostram submissão da parceira, entre as quais a exposição de áreas vulneráveis do corpo como o punho ou o pescoço e a cruzada de pernas (manobra na qual a princesa Diana, uma especialista em flerte, era muito talentosa: cruzar as pernas e prender o pé da perna que está em cima atrás do tornozelo de que está embaixo).
Os homens em geral tentam parecer mais dominadores ocupando o maior espaço possível e mostrando as "partes pudendas" - polegares no bolso e dedos apontando para os genitais (funcionou durante algum tempo, pelo menos, para Michael Jackson).

FIQUE BONITO


Ignore tudo o que sua mãe lhe disse sobre beleza interior - as pessoas bonitas são universalmente consideradas mais inteligentes, mais sensuais e mais bem-sucedidas do que as feias. De acordo com teóricos da evolução social, nós valorizamos os atributos que aumentam as chances de reprodução dar certo, e é por isso que os homens preferem mulheres mais jovens com cabelos longos e brilhantes e quadris um terço maiores do que a cintura (marcas de juventude, saúde e fertilidade), enquanto mulheres preferem homens mais altos e mais velhos porque eles provavelmente terão mais recursos para investir em seus descedentes.

Essas são 6 dicas das 13 sobre o assunto. Comentem!!! As outras 7 virão na sequência!!!

É DOR DE CABEÇA OU COISA PIOR?


Essa postagem é para quem sofre com dor de cabeça. Pode ser um problema sério. Vamos conferir? Aí vai:

Lá vem de novo a dor - aquele latejamento que você já conhece tão bem martelando em suas têmporas ou na base do crânio. Mais que depressa você engole um analgésico, que comprou sem receita médica, pensa positivamente e continua suas tarefas diárias. Afinal de contas é apenas uma dor de cabeça, não é mesmo?
Não necessariamente. Pode ser uma enxaqueca, uma condição potencialmente grave que acomete mais de 20 milhões de brasileiros. Mas eu não tenho enxaqueca, você pensa. Não esteja tão certo disso. Mais de 50% das pessoas que sofrem com o problema nunca receberam esse diagnóstico. "Existe mesmo uma certa confusão", explica o Dr. Jano de Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Cefáleia (SBCe). "Muitos pensam que a dor de cabeça que sentem é causada por tensão muscular ou por sinusite, mas cerca de 60% a 70% das pessoas que procuram o médico com dor de cabeça sofrem de enxaqueca", afirma o médico.

O ABC DA DOR

Quase todo mundo sente dor de cabeça; às vezes desde a infância. Um estudo do Ambulatório de Cefaléia do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco, coordenado pelo Prof. Wilson Farias e publicado na revista Migrâneas e Cefaléias da SBCe, constatou que 93,6% dos homens e 97,3% das mulheres já sentiram dor de cabeça pelo menos uma vez. "Os dados se aplicam a todo país", afirma o Dr. Silva Néto, diretor da Neurocentro, clínica de tratamento da dor de cabeça, em Teresina (PI), e professor de neurologia da Universidade Estadual do Piauí. Essa dor é um dos dez principais motivos de homens e mulheres procurarem o médico. Qualquer coisa - do que você come a uma simples mudança na rotina - pode desencadear um episódio de dor de cabeça.
Cerca de 90% a 95% de todos os casos de cefaléia são primários. Estes incluem a cefaléia tensional, a enxaqueca e a cefaléia em salvas. As dores de cabeça secundárias, como as provocadas por tumores cerebrais, traumatismo cranianos ou aneurismas cerebrais, são muito mais raras. Nesses casos, a dor é um sintoma e não o problema de base.

DIAGNÓSTICO DIFÍCIL

Não existem duas pessoas que experimentem uma dor de cabeça primária exatamente da mesma forma e esse é o motivo da dificuldade de o paciente classificar suas dores de cabeça. Por exemplo, as enxaquecas podem ser crises debilitantes e perturbar profundamente a vida de algumas pessoas, dexando-as acamadas em um quarto escuro. Outras sentem dor, mas conseguem desempenhar suas atividades.
Então, como saber que tipo de dor de cabeça você tem? Os vários tipos caracterizam doenças distintas ou são um único mal que se manifesta de formas diferentes?
"Considerando os tipos e subtipos de dores de cabeça, chegamos a mais de 100 itens na classificação dessas dores. Mas os mecanismos que as explicam são bastante complexos", diz o neurologista Maurice Vicent, representante na América Latina do Comitê Internacional de Classificação da Cefaléia, que elaborou, em 2004, os critérios para identificação da enxaqueca (ver quadro abaixo). Um levantamento realizado pelo Ambulatório de Cefaléia da Universidade Federal Fluminense (UFF) constatou que 90% das pessoas com dor de cabeça procuram primeiro o oftalmologista. "Se uma pessoa saudável vai ao consultório do clínico geral queixando-se de dor de cabeça durante meses seguidos, é grande a probabilidade de que se trate de enxaqueca", explica o neurologista Edgard Raffaelli, da SBCe, um dos maiores especialistas brasileiros em cefaléia e autor, em parceria com o Dr. Silva Néto, do livro Dor de cabeça (Ed. Ediouro).

Qual o seu tipo de dor de cabeça?

CEFALÉIA TENSIONAL :
é mais comum; acomete tanto homens quanto mulheres.
Características: Ataques de dor "em aperto" ou "não latejante", de duração variada, podendo ser contínua, de leve a moderada.
Duração: 30 minutos a 7 dias.
Localização: Nos dois lados da cabeça.
Possíveis sintomas correlatos: Não tem.

ENXAQUECA: Acomete três vezes mais mulheres.
Características: Pode ser deflagrada por alterações hormonais; apresenta dor latejante, de moderada a intensa.
Duração: 4 horas a 72 horas.
Localização: Em um só lado de cabeça.
Possíveis sintomas correlatos: Transtornos visuais, náuseas, fotofobia, fonofobia (aversão ao barulho).

CEFALÉIA EM SALVA: É mais rara; acomete principalmente homens.
Características: Apresenta dor intensa e unilateral.
Duração: 30 a 90 minutos (pode ocorrer várias vezes num dia).
Localização: Atrás de um dos olhos.
Possíveis sintomas correlatos: Vermelhidão no olho, lacrimejamento, congestão nasal, queda da pálpebra do mesmo lado da dor.

Seu cérebro com dor

É provável que o nervo trigêmeo tenha participação na origem da enxaqueca. "Quando esse nervo é ativado, responde a estímulos não dolorosos", diz o Dr. Pedro Moreira, responsável pelo Setor de Investigação em Cefaléia do Hospital Universitário Antônio Pedro, da UFF. O resultado? Dor de cabeça. "Quando o nervo é estimulado repetidas vezes, liberam-se substância químicas que levam à inflamação e dilatação dos vasos sanguíneos", explica a Dra. Liselotte Barea. "Ao mesmo tempo, ocorre estimulação de núcleos do tronco cerebral que vão causar estase gástrica, provocando náuseas e vômitos", afirma a médica.


Matéria da Jornalista Claudia Rodrigues a Revista Seleções Reader's Digest de Abril de 2006 com adaptações de Ataandson Oliveira.

sábado, 17 de julho de 2010

HORA DE UMA CAMA NOVA


Se você luta para dormir toda noite, não vá atrás de comprimidos - talvez você precise de um colchão novo. As dicas a seguir são do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER), que é responsável pelo selo Pró-espuma conferido a colchões aprovados em testes segundo padrões do ABNT:

1 - Quase todos os colçhões são fabricados com 1,88 m de comprimento. Em caso de desconforto, pode valer a pena encomendar um sob medida.

2 - Deite-se na cama por, pelo menos, 10 minutos antes de comprá-la, não tenha vergonha! Algumas lojas têm até locais separados para que o cliente faça um "test-drive" com privacidade.

3 - Antes de adquirir um colchão, descubra qual é o mais adequado para você consultando a tabela de biótipo do INER.

4 - A maioria dos colchões precisa ser virada com frequência: se você tiver dificuldade, compre um colchão que não precisa ser virado.

Aí estão algumas dicas para um sono melhor!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

QUEM NASCEU PRIMEIRO: O OVO OU A GALINHA? A CIÊNCIA TENTA EXPLICAR

Não há um que não tenha ouvido essa pergunta. Há muitos que deram a mesma resposta.

"Não sei", sempre dizem. É uma questão que intriga a todos. E a prova de quem surgiu primeiro só pode vir da ciência. Há tempos, é verdade, os cientistas tentam encontrar a tal resposta. Charles Darwin e seus discípulos dizem que ocorreu um processo evolutivo, do qual seres vivos que nasceram em ovos se transformaram em aves, entre eles, a galinha.

Mas, agora, os pesquisadores de duas universidades inglesas - a Warwick e a Sheffield - dizem que a galinha veio antes do ovo.

Com a ajuda de um supercomputador, eles conseguiram mostrar como uma proteína da galinha, a ovocleidina-17, quando unida a outro elemento, o carbonato de cálcio, dá origem a um núcleo de pequenos cristais.

Esses cristais podem seguir crescendo por conta própria, formando, de um dia para o outro, a casca de um ovo. O grande feito dos cientistas foi ter criado simulações de um processo que só ocorre dentro do organismo da ave - e aí, segundo eles, está a prova de que a galinha veio primeiro.

Entender como as galinhas produzem os ovos, além de responder a tal intrigante pergunta, pode dar pistas para o desenvolvimento de novos materiais rígidos e resistentes, dizem os cientistas. Mas faltou eles acabarem todas as dúvidas. E mostrar como, então, apareceu a primeira galinha.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

CAPITAL DO BARULHO

Leiam só essa pesquisa do IBGE sobre a poluição sonora nas capitais do país. Surpreendeu-me a posição de Aracaju. Confiram!!!

Dados da última pesquisa de orçamentos familiares do IBGE serviram de base para que o IPP (Instituto Pereira Passos) listasse as 27 capitais mais barulhentas do país. Ao todo, 48. 470 famílias relataram sua percepção sobre a poluição sonora perto de casa. Os paraenses são os campeões na produção de barulho. Os goianos, os mais "silenciosos". Veja algumas posições no ranking:

1 Belém (PA) ........................................... 44,2%
2 Belo Horizonte (MG) ........................... 44,0%
3 Porto Alegre (RS) ................................ 39,0%
4 Salvador (BA) ....................................... 38,8%
5 São Paulo (SP) ...................................... 37,4%
6 Aracaju (SE) ........................................36,4%
7 Florianópolis (SC) ................................ 35,4%
18 Curitiba (PR) ...................................... 27,2%
19 Rio de Janeiro ..................................... 26,6%
27 Goiânia ................................................ 20,7%

Comentem, tá bom!!!!!

CURIOSIDADES


SEM BACTÉRIAS NA COZINHA

O biomédico Roberto Figueiredo dá as seguintes sugestões para manter as bactérias longe de sua cozinha:
1 - Prefira as tábuas de carne feitas de plástico e troque-as sempre que ficarem muito riscadas;
2 - Nada de fechar as embalagens dos alimentos com o pregador de roupas! Prefira aqueles arames plásticos que vêm nas embalagens de pães de fôrma;
3 - O pano de prato tem de ser lavado com frequência. Quando usado, ele armazena cerca de 1 milhão de bactérias a mais do que a tampa do vaso sanitário de um banheiro público;
4 - Esqueça a lixeira de pia. Lugar de lixeira é no chão - e com pedal para abrir a tampa;
5 - Desinfete a esponja de lavar louça todos os dias: coloque-a por cinco minutos numa solução de 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária. Depois guarde-a em um local seco.

ACNE: PROBLEMA NÃO SÓ DOS ADOLESCENTES

A acne quase sempre é considerada problema da adolescência, mas como as espinhas podem ser uma resposta ao hormônio sexual testosterona, elas podem surgir também antes da mestruação, durante o uso de pílula anticoncepcional, gravidez ou menopausa.
Os pontos de acne aparecem quando os poros oleosos são obstruídos por pele morta, permitindo que bactérias colonizem os poros e causem inflamação e manchas avermelhadas. Você pode prevenir a acne mantendo o cabelo afastado do rosto e tendo uma boa alimentação (apesar de especialistas ainda não terem chegado a uma conclusão quanto a isso). Resolva o problema com um produto de limpeza com pH balanceado e um tratamento contra manchas. Esses produtos podem ressecar a pele, portanto utilize um hidratante sem óleo.

O PERFUME CERTO

A escolha de um perfume não se limita a gostar da fragância apenas. Saiba como não errar ao decidir o melhor aroma para cada ocasião:

- Entrevista de Emprego: Evite os doces e florais e aposte em aromas suaves;
- Festa: Se a idéia é conquistar alguém, os melhores são os quentes. Mas tome cuidado com o excesso, porque eles podem ser enjoativos ou invasivos demais;
- Ginástica: Evite aromas adocicados como caramelo, baunilha e patchouli, que intensificam a sensação de calor. Use perfumes leves;
- Praias: Não use. O álcool presente na maioria das composições pode manchar a pele;
- Perfume X Desodorante: Melhor usar tudo da mesma marca. Caso não seja possível, opte por desodorantes do tipo spray ou sem perfume;
- Evite usar perfume em: Maternidade, visita a doentes ou idosos e festas de crianças. Uma boa alternativa é usar água-de-colônia bem leve.

terça-feira, 13 de julho de 2010

A SUA LETRA PODE REVELAR A SUA PERSONALIDADE


Essa postagem é muito interessante. Confiram:

Se numa seleção de emprego lhe pedirem que faça uma redação numa folha de papel sem pauta, fique certo de que, além da análise do conteúdo, da criatividade e do uso correto da ortografia, os avaliadores também podem prestar atenção à sua letra. Por meio da análise da escrita, um profissional de grafologia indica se os traços de sua personalidade se encaixam no perfil da vaga oferecida.
Nessa avaliação, os grafólogos analisam da distância entre as palavras ao cuidado com a pontuação e a acentuação. Da inclinação das letras à direção das linhas. "São quase 200 sinais a serem observados e cruzados entre si", afirma Paulo Camargo, vice-presidente da Sociedade Pan-Americana de Grafologia.
Os especialistas afirmam que é muito raro enganar o avaliador. "Por mais que treine, em algum momento a pessoa se trai, porque quem escreve é o cérebro e não a mão", afirma a grafóloga Luisa Medeiros. Vale a pena ter um mínimo conhecimento sobre essa técnica de avaliação da personalidade que pode ajudar a definir sua concentração.

Aí vão dez dicas:

1 - Letras frouxas, escritas com pouca pressão, são sinais de preguiça e falta de vontade. [ X ]

2
- Escrita simples e legível é associada à facilidade de comunicação e de contato franco. [ V ]

3
- Garranchos ou floreios exagerados indicam falta de clareza e comunicação deficiente. [ X ]

4
- Letra firme, inclinada para a direita e com barra do "t" alta representa liderança. [ V ]

5
- Escrita descendente é sinal de cansaço e pouca motivação. [ X ]

6
- Escrita combinada, em que um traço se liga a outros, é sinal de inteligência e agilidade. [ V ]

7
- Letras angulosas e escritas com muita pressão apotam autoritarismo. [ X ]

8
- Letras separadas estão associadas à intuição e à sensibilidade. [ V ]

9
- Alternar escrita frouxa e firme demonstra variação de ânimo e insegurança. [ X ]

10
- Escrita rápida e ascendente passa idéia de otimismo e entusiasmo. [ V ]

E aí, gostaram??? Comentem!!!!!!!!

DE HOMEM-PARA-MULHER


Se por um acaso você que está lendo esta postagem é um homem ou uma mulher de negócios é bom ficar sabendo que negociar com alguém do sexo oposto é muito mais vantajoso. Lê só porque:

Pesquisadores europeus descobriram que as mulheres negociam melhor com homens e vice-versa, mas que tanto homens quanto mulheres ficam mais competitivos quando lidam com alguém do mesmo sexo.
Conversas entre um par de sexos diferentes tendem a levar a um grau muito maior de cooperação, resultando em negócios que beneficiem os dois lados. Os pesquisadores sugerem que as empresas usem esse conhecimento escolhendo estrategicamente o sexo de seus representantes.

QUANDO O SILÊNCIO NÃO VALE OURO


A palestrante e escritora Leil Lowndes dá algumas dicas para que as pessoas não fiquem sem assunto numa conversa. Vamos a elas:

1 - "O que você faz?" não é considerada uma pergunta educada. Prefira "Como você passa seu tempo"; assim, o ouvinte escolhe se quer falar de trabalho ou não.

2 - Perguntas que incluam "quem", "onde", e "como" farão com que a outra pessoa continue falando quando houver uma pausa na conversa.

3 - "Como foi que vocês se conheceram?" é excelente para casais - a maioria adora falar sobre o assunto.

Aí estão algumas dicas para a conversa render mais um pouquinho. Comentem!!!!