segunda-feira, 19 de abril de 2010

PARA APRENDER, CONCENTRE-SE



Essa matéria é de importância para todos. Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) descobriram que a realização simultânea de mais de uma atividade altera a maneira como o cérebro retém as informações. O professor de psicologia Russell Poldrack, co-autor do estudo revela "A qualidade do aprendizado é pior quando não estamos concentrados". Vê só os dados da pesquisa:

PARTICIPANTES DA PESQUISA

estudantes de 20 anos em média.

TÉCNICA UTILIZADA

imagens geradas por tomógrafo mostram as áreas do cérebro em que há mais irrigação sanguínea, sinal de atividade cerebral intensa.

ATIVIDADE PROPOSTA

numa tela aclopada ao tomógrafo, projetaram-se algumas imagens de formas geométricas. Os estudantes tinham de separá-las por cor e forma. A atividade foi repetida com a adição de outro comando: os participantes tinham de contar os "bips" disparados por uma campanhia.

COMO OS ESTUDANTES SE SAÍRAM

a distração da campanhia não os fez errar na separação das formas. Contudo, ao terminarem a segunda tarefa, os participantes tiveram dificuldade para lembrar em que ordem as formas apareceram, entre outros detalhes questionados pelos pesquisadores.

O QUE O EXAME DETECTOU

O hipocampo, região cerebral que tem participação crítica no processo de armazenagem e lembrança de dados, somente foi ativado quando os participantes prestaram atenção à tarefa única. Quando conciliaram duas tarefas, o hipocampo não foi ativado.

CONCLUSÃO

O cérebro trabalha de forma mais completa quando está concentrado, o que propicia lembrar as informações num contexto diferente daquele em que o aprendizado se deu.

Diante do exposto e do resultado dessa pesquisa, que não é só importante para chamar a atenção dos estudantes, mas, de todos em geral, o pesquisador Poldrack aconselha "Não realize mais de uma tarefa quando você está aprendendo uma coisa nova, da qual pretende se recordar depois". Comenta, tá bom!!!!!!!!

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