domingo, 31 de outubro de 2010

DILMA É ELEITA PRESIDENTE DA REPÚBLICA E ENTRA NA LISTA DAS MULHERES NO PODER

A história das mulheres no poder tem raízes distantes, mas à partir do século 20, após a revolução sexual e o crescimento do papel das mulheres na sociedade, as primeiras chefes de estado foram eleitas. Abaixo a lista de mulheres que chegaram ao poder:

Eleita em 1979, tornou-se a primeira mulher a dirigir uma democracia moderna. Reelegeu-se duas vezes seguidas ao cargo de primeira ministra do Reino Unido, tendo renunciado em 1990. Hoje a chamada "Dama de Ferro" tem 85 anos e está fora da politica.
Primeira ministra alemã eleita em 2005. Cumpre atualmente o segundo mandato e foi considerada em 2009 a mulher mais poderosa do mundo pela revista 'Forbes'.

Aos 72 anos Ellen Johnson Sirleaf cumpre mandato desde 2006, tendo derrotado o ex-jogador de futebol George Weah no pleito eleitoral liberiano de 2005.
Cumpriu mandato como presidente do Chile de 2006 a março de 2010. Formada em medicina, chegou a ser presa durante a ditadura Pinochet.

Primeira mulher a chegar à presidência da Índia. Eleita aos 72 anos, está no poder desde 2007.
Esposa do ex-presidente da Argentina, Nestor Kirchner, Cristina foi a primeira mulher eleita pelo voto direto no país, em 2007.

Nascida no país de Gales em 1961, Julia mudou-se ainda criança para a Austrália. Lá estudou direito e artes e se tornou a primeira mulher a assumir o posto de primeiro ministro, sendo o segundo estrangeiro no cargo.
Economista e ministra-chefe da Casa Civil durante o governo Lula, Dilma é a primeira mulher eleita à presidência da história do Brasil.


Por Msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário