terça-feira, 20 de abril de 2010

A FACE PERIGOSA DA INTERNET



Que a internet é uma ferramenta indispensável nos tempos atuais, todo mundo já sabe. Só pra se ter uma idéia mais de 600 milhões de pessoas em todo o planeta já estão ligadas a ela, apenas 40 anos depois de sua criação. Mas, o que todos não podem esquecer é que ela também oferece muitos riscos. A cada hora registram-se, no mundo, mais de nove tentativas de invasão remota de sistemas de empresas ou de computadores pessoais. Os peritos no assunto estimam que os golpes via internet bem-sucessidos produzem prejuízos anuais que ultrapassam os 13 bilhões de dólares. No Brasil, as fraudes causam prejuízos de mais de 400 milhões de reais.
Em 1995, notabilizou-se a figura do estudante americano Kevin Mitnick, o primeiro e mais famoso hacker da história mundial. Mutnick entrou para a lista de procurados do FBI após uma impressionante trajetória de invasões a sites de empresas e do governo. Suas táticas de ação conjugavam sua admirável capacidade técnica com a engenhosidade na elaboração de suas ações. Apanhado em sua casa, foi condenado a cinco anos de prisão por ter causado prejuízos estimados em 80 milhões de dólares. A diferença de Mitnick para os rackers que andam hoje soltos no ciberespaço é que o americano nunca colocou um centavo no bolso. O primeiro crime cibernético registrado no Brasil aconteceu em São Paulo, em 1996. Na foto ao lado Kevin Mitnick.

Confiram os dispositivos utilizados pelos hackers para invadir os computadores:

- CAVALO-DE-TRÓIA (Trojan): Chegam ao seu computador acoplados a um e-mal ou a um link fingindo ter um propósito útil. Quando executados, causam algum malefício.


- PHISHING: Envio de e-mails falsos pedindo para que se entre em um link. Este dá acesso a um site falso, no qual são pedidos dados como conta bancária e senha.

- VÍRUS: Programas que infectam arquivos de seu computador e se propagam através do envio de arquivos ou troca de Cd's e disquetes.

- WORMS: Programas , ou conjunto de programas, que têm como função se replicar e se reenviar para executar seu ataque.

- SPYWARE: Nome genérico dado aos programas de espionagem que se instalam no micro quando se acessa um website.

Após apresentar os invasores, agora vai algumas dicas para que se possa navegar com cautela e evitar surpresas desagradáveis:

- PROTEJA SEU COMPUTADOR: Instale um antivírus, de preferência atualizado automaticamente. Dica: Vc pode baixar antivírus gratuitos, como o Avast ou AVG, no site www.baixaki.com.br

- NUNCA FORNEÇA SENHAS: Não informe sua senha a ninguém. Também não atenda a pedidos de cadastramento ou recadastramento sob nenhum argumento.

- MAIS ATENÇÃO: Delete e-mails nos quais o rementente seja desconhecido ou cuja identidade levante suspeitas. Preste atenção a endereços falsos.

Bom galera, aí estão algumas dicas para que vocês possam navegar pela grande rede com tranquilidade!!!!! Comentem!!!!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o seu depoimento sobre a INTERNET, pois ela tem suas vantagens e também suas desvatagens, ñ devemos seguir tudo o que ela nos oferece. Beijos!

    ResponderExcluir