segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MINHA OPINIÃO

CACIQUES DA POLÍTICA SERGIPANA NÃO CONSEGUEM MANDATOS PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS


 Por Ataandson Oliveira

As eleições do último domingo (03/10) seguiu em Sergipe uma tendência nacional: políticos tradicionais não conseguiram ser eleitos para mandatos nos próximos quatro anos. Foi caso de Tasso Jereissate (PSDB) que não conseguiu a vaga para o senado pelo Ceará, Arthur Virgílio (PSDB) do Amazonas que também não obteve êxito na disputa para o senado, Marco Maciel (DEM) que ficou em terceiro lugar na disputa pelo senado por Pernabumco e César Maia (DEM) do Rio de Janeiro que ficou em quarto lugar e não conseguiu uma das vagas para o senado pelo estado. Em Sergipe dois conhecidos da política estadual, João Alves Filho (DEM) e Albano Franco (PSDB), estão fora do governo do estado e do senado federal, respectivamente, nos próximos quatro anos.

O candidato do Democratas, João Alves Filho, disputou com Marcelo Déda do PT a vaga para o governo do estado. O democrata obteve 45,19% dos votos válidos contra 52,08% do governador que foi reeleito. O candidato do PSDB, Albano Franco, que disputou uma das duas vagas ao senado federal pelo estado, obteve 18,29% dos votos válidos contra 25,52% de Valadares (PSB) e 33,65% de Eduardo Amorim (PSC) perdendo as vagas e ficando em terceiro lugar. Mas, o que teria acontecido para que o eleitorado sergipano não elegesse esses dois caciques da política local?

O balanço negativo do último governo de João Alves (2002-2006), marcado pelo abandono de políticas públicas no interior do estado e a atual força do PT a nível local e federal são fatores que explicam a segunda derrota consecutiva do ex-governador. As alianças políticas de Valadares com as lideranças dos municípios e a juventude (no sentido de renovação) e o apoio do PT a Eduardo Amorim reforçam a conquista das duas vagas ao senado por Sergipe. Os caciques não resistiram a essas eleições mas com certeza continuarão a influenciar a política do estado. No Brasil, aqueles que pertecem as famílias tradicionais da política vem perdendo espaço, mas isso acontece de forma gradativa.

Um comentário:

  1. Pois é caro Ataandson. Interessante também foi observar a derrota de Déda em seu reduto, Aracaju. Acho que isso vai dar muito pano pra manga daqui a dois anos, com as eleições municipais. O bicho vai pegar na capital e no interior...

    ResponderExcluir