sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CIENTISTAS DESACONSELHAM SEXO E GRAVIDEZ EM MARTE

Os cientistas ainda nem descobriram um jeito de enviar um ser humano a Marte, mas pelo menos três deles já se anteciparam à colonização e desaconselham veemente sexo e gravidez no planeta vermelho. O motivo? Os riscos à exposição de radiação existente no espaço.

O estudo, publicado no "Journal of Cosmology", é do biofísico especializado em radiação Tore Straume, do Centro de Pesquisa de Ames, que pertence à agência espacial americana, a Nasa.

Sexo no espaço, apesar de parecer coisa de louco, é tratado como assunto sério pela Nasa, que impõe um código de conduta para astronautas e aconselha manter um "relacionamento de confiança" e "padrões profissionais" em qualquer situação de trabalho.

DANOS GENÉTICOS

O DNA que se encarrega do desenvolvimento de um embrião fertilizado, e o funcionamento de todas células do corpo, é facilmente danificado pela radiação.

Ela tanto pode vir do próprio planeta como das explosões solares, indica a reportagem sobre o estudo de Straume publicado no site space.com.

Pesquisas com cobaias não humana mostra que mesmo as pequenas doses de radiação espacial são suficientes para aniquilar células somáticas.

Segundo Straume, um dos efeitos mais radicais em uma possível colonização humana em Marte, exposta à radiação, seria a infertilidade feminina pelos danos provocados no útero delas.

Os bebês gerados, por sua vez, correriam o risco de desenvolver retardo mental e outras deficiências.



Retirado do Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário