sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O FUTEBOL E SEUS PATROCÍNIOS BIZARROS

Basta uma ideia criativa para uma propaganda se tornar marcante, conquistar o público e ficar marcada na memória. No futebol internacional, alguns clubes firmaram parcerias inusitadas para a exploração de marcas:






O modesto Crawley (foto acima), da quinta divisão inglesa, fez jogo mais importante de sua história no último dia 19. A equipe enfrentou o Manchester United pela Copa da Inglaterra e a ocasião especial colocou o time sob os holofotes. Com a partida transmitida ao vivo para o país, o Crawley aproveitou para lucrar e fechou um patrocínio com o tablóide The Sun. Além de estampar sua marca no uniforme, nas camisas de treino e no ônibus da equipe, o jornal também fez entrevistas e fotos exclusivas do elenco, antes e depois do jogo. A Alamo International, principal patrocinadora do clube, excepcionalmente teve sua marca exposta na parte de trás das camisas do duelo, vencido por 1 a 0 pelo Manchester United.
 
.....................................................................................................................................................................




Um clube ser patrocinado por uma rede de fast food já causaria certa estranheza - afinal, o esporte em teoria não combina com hambúrgueres, batatas fritas e comidas gordurosas. O Getafe não apenas firmou o acordo com o Burger King, uma das maiores empresas do mundo no ramo de refeições rápidas, como a empresa encontrou uma fórmula criativa para expor sua marca. A cena comum de um jogador levantar a camisa para comemorar um gol marcado motivou o Burger King a explorar um espaço inesperado. No lado avesso do uniforme, foi estampado o rosto do King, personagem da rede de restaurantes. Assim, bastava colocar a camisa no rosto e pronto - a propaganda estava feita.


......................................................................................................................................................................



Por si só, o clube alemão já se tornou um símbolo da alternatividade. A sede do clube fica no Reeperbahn, região da cidade de Hamburgo conhecida pela vida noturna agitada e pelas casas de prostituição O St. Pauli tem torcida ligada a movimentos de esquerda, conta com bandas de rock como admiradores, e já teve um presidente gay. Entre outras curiosidades relacionadas ao clube, não poderia faltar um patrocínio polêmico. A Orion, um dos mais famosos sex shops do mundo, estampou sua marca na camisa marrom da equipe. Para comemorar o acesso do time à primeira divisão nesta temporada, a empresa promoveu uma ação especial: distribuiu 20 mil camisinhas com o escudo do St. Pauli.
 
 
......................................................................................................................................................................

 



Em 2004, os torcedores do time espanhol devem ter estranhado o que uma teia e uma aranha faziam no uniforme da equipe. Na época, o clube firmou uma parceria com a Columbia Tristar, que usou o espaço para divulgar seus filmes. Se a propaganda de "Peixe Grande" foi discreta, a estratégia foi bem diferente para o lançamento de "Homem-Aranha 2". A tradicional camisa listrada em vermelho e branco deu lugar a uma versão de gosto, digamos, duvidoso. Só dá para saber que se trata do uniforme do time espanhol pelo escudo, quase perdido no meio da teia. O Atlético de Madri usou a polêmica camisa para a disputa da Copa Intertoto, torneio que dava vagas na Copa Uefa (atual Liga Europa).
 
 
Retirado do UOL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário