domingo, 18 de julho de 2010

É DOR DE CABEÇA OU COISA PIOR?


Essa postagem é para quem sofre com dor de cabeça. Pode ser um problema sério. Vamos conferir? Aí vai:

Lá vem de novo a dor - aquele latejamento que você já conhece tão bem martelando em suas têmporas ou na base do crânio. Mais que depressa você engole um analgésico, que comprou sem receita médica, pensa positivamente e continua suas tarefas diárias. Afinal de contas é apenas uma dor de cabeça, não é mesmo?
Não necessariamente. Pode ser uma enxaqueca, uma condição potencialmente grave que acomete mais de 20 milhões de brasileiros. Mas eu não tenho enxaqueca, você pensa. Não esteja tão certo disso. Mais de 50% das pessoas que sofrem com o problema nunca receberam esse diagnóstico. "Existe mesmo uma certa confusão", explica o Dr. Jano de Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Cefáleia (SBCe). "Muitos pensam que a dor de cabeça que sentem é causada por tensão muscular ou por sinusite, mas cerca de 60% a 70% das pessoas que procuram o médico com dor de cabeça sofrem de enxaqueca", afirma o médico.

O ABC DA DOR

Quase todo mundo sente dor de cabeça; às vezes desde a infância. Um estudo do Ambulatório de Cefaléia do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco, coordenado pelo Prof. Wilson Farias e publicado na revista Migrâneas e Cefaléias da SBCe, constatou que 93,6% dos homens e 97,3% das mulheres já sentiram dor de cabeça pelo menos uma vez. "Os dados se aplicam a todo país", afirma o Dr. Silva Néto, diretor da Neurocentro, clínica de tratamento da dor de cabeça, em Teresina (PI), e professor de neurologia da Universidade Estadual do Piauí. Essa dor é um dos dez principais motivos de homens e mulheres procurarem o médico. Qualquer coisa - do que você come a uma simples mudança na rotina - pode desencadear um episódio de dor de cabeça.
Cerca de 90% a 95% de todos os casos de cefaléia são primários. Estes incluem a cefaléia tensional, a enxaqueca e a cefaléia em salvas. As dores de cabeça secundárias, como as provocadas por tumores cerebrais, traumatismo cranianos ou aneurismas cerebrais, são muito mais raras. Nesses casos, a dor é um sintoma e não o problema de base.

DIAGNÓSTICO DIFÍCIL

Não existem duas pessoas que experimentem uma dor de cabeça primária exatamente da mesma forma e esse é o motivo da dificuldade de o paciente classificar suas dores de cabeça. Por exemplo, as enxaquecas podem ser crises debilitantes e perturbar profundamente a vida de algumas pessoas, dexando-as acamadas em um quarto escuro. Outras sentem dor, mas conseguem desempenhar suas atividades.
Então, como saber que tipo de dor de cabeça você tem? Os vários tipos caracterizam doenças distintas ou são um único mal que se manifesta de formas diferentes?
"Considerando os tipos e subtipos de dores de cabeça, chegamos a mais de 100 itens na classificação dessas dores. Mas os mecanismos que as explicam são bastante complexos", diz o neurologista Maurice Vicent, representante na América Latina do Comitê Internacional de Classificação da Cefaléia, que elaborou, em 2004, os critérios para identificação da enxaqueca (ver quadro abaixo). Um levantamento realizado pelo Ambulatório de Cefaléia da Universidade Federal Fluminense (UFF) constatou que 90% das pessoas com dor de cabeça procuram primeiro o oftalmologista. "Se uma pessoa saudável vai ao consultório do clínico geral queixando-se de dor de cabeça durante meses seguidos, é grande a probabilidade de que se trate de enxaqueca", explica o neurologista Edgard Raffaelli, da SBCe, um dos maiores especialistas brasileiros em cefaléia e autor, em parceria com o Dr. Silva Néto, do livro Dor de cabeça (Ed. Ediouro).

Qual o seu tipo de dor de cabeça?

CEFALÉIA TENSIONAL :
é mais comum; acomete tanto homens quanto mulheres.
Características: Ataques de dor "em aperto" ou "não latejante", de duração variada, podendo ser contínua, de leve a moderada.
Duração: 30 minutos a 7 dias.
Localização: Nos dois lados da cabeça.
Possíveis sintomas correlatos: Não tem.

ENXAQUECA: Acomete três vezes mais mulheres.
Características: Pode ser deflagrada por alterações hormonais; apresenta dor latejante, de moderada a intensa.
Duração: 4 horas a 72 horas.
Localização: Em um só lado de cabeça.
Possíveis sintomas correlatos: Transtornos visuais, náuseas, fotofobia, fonofobia (aversão ao barulho).

CEFALÉIA EM SALVA: É mais rara; acomete principalmente homens.
Características: Apresenta dor intensa e unilateral.
Duração: 30 a 90 minutos (pode ocorrer várias vezes num dia).
Localização: Atrás de um dos olhos.
Possíveis sintomas correlatos: Vermelhidão no olho, lacrimejamento, congestão nasal, queda da pálpebra do mesmo lado da dor.

Seu cérebro com dor

É provável que o nervo trigêmeo tenha participação na origem da enxaqueca. "Quando esse nervo é ativado, responde a estímulos não dolorosos", diz o Dr. Pedro Moreira, responsável pelo Setor de Investigação em Cefaléia do Hospital Universitário Antônio Pedro, da UFF. O resultado? Dor de cabeça. "Quando o nervo é estimulado repetidas vezes, liberam-se substância químicas que levam à inflamação e dilatação dos vasos sanguíneos", explica a Dra. Liselotte Barea. "Ao mesmo tempo, ocorre estimulação de núcleos do tronco cerebral que vão causar estase gástrica, provocando náuseas e vômitos", afirma a médica.


Matéria da Jornalista Claudia Rodrigues a Revista Seleções Reader's Digest de Abril de 2006 com adaptações de Ataandson Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário