quinta-feira, 15 de julho de 2010

QUEM NASCEU PRIMEIRO: O OVO OU A GALINHA? A CIÊNCIA TENTA EXPLICAR

Não há um que não tenha ouvido essa pergunta. Há muitos que deram a mesma resposta.

"Não sei", sempre dizem. É uma questão que intriga a todos. E a prova de quem surgiu primeiro só pode vir da ciência. Há tempos, é verdade, os cientistas tentam encontrar a tal resposta. Charles Darwin e seus discípulos dizem que ocorreu um processo evolutivo, do qual seres vivos que nasceram em ovos se transformaram em aves, entre eles, a galinha.

Mas, agora, os pesquisadores de duas universidades inglesas - a Warwick e a Sheffield - dizem que a galinha veio antes do ovo.

Com a ajuda de um supercomputador, eles conseguiram mostrar como uma proteína da galinha, a ovocleidina-17, quando unida a outro elemento, o carbonato de cálcio, dá origem a um núcleo de pequenos cristais.

Esses cristais podem seguir crescendo por conta própria, formando, de um dia para o outro, a casca de um ovo. O grande feito dos cientistas foi ter criado simulações de um processo que só ocorre dentro do organismo da ave - e aí, segundo eles, está a prova de que a galinha veio primeiro.

Entender como as galinhas produzem os ovos, além de responder a tal intrigante pergunta, pode dar pistas para o desenvolvimento de novos materiais rígidos e resistentes, dizem os cientistas. Mas faltou eles acabarem todas as dúvidas. E mostrar como, então, apareceu a primeira galinha.

5 comentários:

  1. Interessante, o problema é que nunca se acabam todas as dúvidas. Assim que os cientistas responderem à nova questão surgirá outra! fico feliz em saber q a galinha veio primeiro, apesar de eu sempre ter respondido q era o ovo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Essa pergunta com certeza é muito frequênte. A ciência deu o primeiro passo para respondê-la: A galinha nasceu primeiro. E como você expressou Joyce, novas questões sempre surgirão. Agora, por exemplo, surge uma nova pergunta: Se a galinha surgiu primeiro, como, então, apareceu a primeira galinha??? Esse é o motor que move a ciência: a busca das respostas.

    ResponderExcluir
  3. Amigos, acho que nessa eu posso ajudá-los.kkkkk...Nesse caso a primeira galinha, alías galinha não, acho q deveria ter outro nome, mas vamos lá, foi o nosso criador quem colocou na Terra...kkkkkk...(opa...será q falei besteira)!Agora, rolou dúvida, não sei mais o que estou falando!!kkkkk...Bjos

    ResponderExcluir
  4. Minha Querida concordo plenamente contigo. Se Deus criou tudo o que existe, a primeira galinha também está incluída nesse processo de criação. Não tá falando besteira não!!! Obrigado pelo comentário, continue acessando!!!

    ResponderExcluir
  5. Ufa...kkkk...Q bom!!!Certinho, eu estava devendo alguns comentários, pode deixar!

    ResponderExcluir