quinta-feira, 30 de junho de 2011

"DEIXAR A TV GLOBO SÓ SE EU NÃO ESTIVER SATISFEITA COM ELES E ELES COMIGO. ESTAMOS MUITO BEM, OBRIGADO". AFIRMA XUXA NA SEMANA DE COMEMORAÇÃO DOS SEUS 25 ANOS DE GLOBO



RICARDO FELTRIN
EDITOR DE ENTRETENIMENTO

No próximo sábado Xuxa vai completar 25 anos de Globo, com grande festa e convidados na TV. Na entrevista exclusiva a seguir, concedida por email, Xuxa diz que nunca quis um programa voltado aos adultos, admite que recebeu convites tentadores de outras emissoras, e relembra o dia em que Silvio Santos, dono do SBT, apareceu na porta de sua casa no Rio, para tentar convencê-la a trocar a Globo pelo SBT. "Achei muito fofo!", diz sobre o episódio, ocorrido por volta de 97.

Ainda uma campeã de vendas de DVDs no Brasil, Xuxa avalia o impacto da internet em seu público, diz porque nunca quis mudar o perfil de seus programas na Globo e também lista três desejos para os próximos 25 anos.

Folha - Como você dividiria esses 25 anos de Globo? Ao olhar para trás, você consegue estabelecer fases, sejam boas ou ruins, mas que foram decisivas para você, como mulher e apresentadora? Tipo, um 'top five'?
Xuxa Meneghel - Passei por muitas fases, pois meus baixinhos estavam crescendo e queriam espaço pra eles. Nasceu o "Xuxa Hits", as músicas se misturavam às atrações para crianças e adolescentes. Usamos as Paquitas para cantar diretamente para o público jovem, mas, mesmo assim, fui muito cobrada em shows para cantar para os adolescentes também.
O meu figurino, minhas músicas, se misturavam a esse novo público, até nascer o "Planeta Xuxa", para adolescentes. Sentia muita falta do "Xou da Xuxa" e então nasceu o "Xuxa Park". Amadureci muito e o "Mundo da Imaginação" nascia no meu coração. Entre idas e vindas de público, sempre tive uma certeza: NUNCA (maiúsculas da entrevistada) abandonei as crianças. Fazia filmes, vídeos, DVDs e CDs só pra elas. Hoje faço o "TV Xuxa" pra toda família, mas não abro mão de fazer meus produtos todos para o público infantil. Quero e preciso muito da energia deles!
  • Diferentemente de outras apresentadoras brasileiras, você nunca tentou mudar o perfil do seu público. Sempre se direcionou a crianças e jovens, o foco do conteúdo sempre foi familiar. Pergunto: você nunca teve chance, tempo ou vontade de tentar outros formatos, outras produções que não infantojuvenis, seja na Globo ou no cinema?*
Tive o privilégio de entrar na televisão pela porta da frente, com o melhor público do mundo: a criança. Meus baixinhos cresceram comigo e hoje trabalho para a família toda. Nunca pensei em mudar isso que me fez e me faz tão bem!
Em 25 anos de Globo, houve algum momento em que você pensou em ir para o horário nobre ou outra faixa? Por que isso nunca ocorreu, exceto no especial de fim de ano?
Sempre quis estar onde estive, fazendo o que eu fazia, e a casa (Globo) sempre pensou no melhor pra mim.
Você tem vontade de fazer algo novo, ou apresentou algum projeto novo à Globo para este ou o próximo ano?
O "TV Xuxa" tem a possibilidade de pequenas e grandes mudanças e isso é sempre muito bom! Novidades estão sendo estudadas, pensadas e amadurecidas. E recebi um convite para um novo desafio!
Você foi sondada por praticamente todas as concorrentes da Globo nos últimos 25 anos. Algumas propostas, inclusive, devem ter sido bem tentadoras. Alguma vez seu coração balançou no sentido de deixar a Globo e ir para outra emissora?
Olha, os números eu nunca soube, mas achei muito fofo quando o Silvio Santos foi até a minha casa com flores nas mãos dizendo: "Já não é hora de mudar de casa?" Ele é muito carinhoso comigo, eu o admiro muito, mas deixar a TV Globo só se eu não estiver satisfeita com eles e nem eles comigo. E isso não aconteceu! Estamos muito bem, obrigada!
Você sabia que, se pegarmos o ibope de qualquer programa exibido na Globo hoje, e que estiver em um horário que já foi seu no passado; e fizermos a comparação, praticamente todos exibidos hoje dão menos ibope do que você dava dez anos atrás? Não é curioso que a troca de conteúdo feito nessa faixa horária, pela emissora, não tenha resultado em grande coisa?
Se você pegar qualquer ibope há dez anos e comparar com agora que temos telefones de alta tecnologia, computadores, TV a cabo... vai encontrar muita diferença! O público hoje tem mais opções e isso mexeu no o ibope de todos.
Você foi uma das artistas brasileiras pioneiras em montar uma estrutura própria de internet, ainda nos anos 90. O que é a internet, ou seu impacto, para a pessoa Xuxa, a apresentadora Xuxa e a empresária Xuxa? Você usa muito?
Se não usarmos, não estamos mais conectados com o mundo. Eu uso a internet pra minhas pesquisas, no meu trabalho, e agora com o programa "Mundo da Xuxa" tenho a possibilidade de falar ao vivo com crianças de todas as partes do mundo via skype. Recebo vídeos por emails! Isso é fantástico!
*Você tem um dom natural com crianças, parece atrai-las feito doce, e também parece gostar muito delas. Curioso que não tenha sido mãe mais vezes. Muita gente achava que você tem o dom e que um dia teria uma "ninhada" (de filhos). No entanto, ficou só na Sasha...
Obrigada, mas esse 'dom' eu acho que é minha sensibilidade, o canal direto que tenho com as crianças. Eu amo o cheiro delas e sei que elas gostam de mim também, não sei o porquê. Só sei te dizer que não tenho vergonha de ser eu mesma do lado delas, mesmo com 50 anos eu me pego rindo, brincando... e como me faz bem! Quanto a filhos, a Sasha é tudo que eu queria e quero na minha vida!
Como definiria seu estilo como mãe? Amiga, liberal, preocupada, ciumenta, outro estilo?
Minha relação com a Sasha é de muita verdade, acima de qualquer coisa. Uso a minha intuição de mãe e o meu amor incondicional para educá-la e prepará-la pra vida. Problemas todos temos, mas se lidarmos com o coração a chance de acertar é enorme. Eu aprendo a cada dia como ser mãe e a Sasha é atenciosa, carinhosa, dedicada e me aceita com os meus defeitos.
Se pudesse escolher três sonhos para realizar nos próximos 25 anos, quais seriam?
1) Ver minha filha sempre feliz.
2) Ver minha mãe com saúde e curada.
3) Continuar trabalhando pra criança.


Retirado do BOL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário