quarta-feira, 20 de julho de 2011

NESSA ENTREVISTA DA ATRIZ CISSA GUIMARÃES CEDIDA AO FAMOSIDADES DO MSN ENTRETERIMENTO, ELA FALA DO NOVO TRABALHO NA NOVELA DA GLOBO, DO UM ANO SEM O FILHO RAFAEL E DOS PROJETOS PARA O FUTURO. CONFIRAM!!!



 FAMOSIDADES

Por TAYNARA MAGAROTTO

SÃO PAULO - Forte, determinada e super atriz. É assim que melhor podemos descrever Cissa Guimarães. Aos 54 anos, a atriz é conhecida por dar vida a personagens inesquecíveis nas telinhas e também apresentar o programa “Vídeo Show” como ninguém. Quem não se lembra do famosos jargão “Gentem”?

No ar como a dona do Spa Preciosa Augusta, na novela “Morde & Assopra”, Cissa está mostrando seu lado pra lá de humorista. Augusta é severa para que seus clientes não engordem um grama, mas a atriz conta em entrevista ao Famosidades que não é assim tão parecida com a personagem, não. “Eu tenho pulso firma para muita coisa, mas acho que sou mais carinhosa”, conta.

Pois é com esse humor e ar de bem com a vida que Cissa Guimarães está dando a volta por cima depois do terrível incidente com que se deparou em julho de 2010. Nesta quarta-feira (20), a morte do filho mais novo da atriz, Rafael Mascarenhas, completa um ano e a atriz se mostrou mais forte que nunca.

“É difícil construir uma personagem que é o oposto do que se está sentindo, mas sei que isso existe dentro de mim. Com concentração, estudo e principalmente com o apoio de elenco e direção maravilhosos, que tenho ao meu lado, foi possível construir e me divertir com a Augusta”, declarou ela ao Famosidades.

Além disso, Cissa contou que o trabalho serviu como uma válvula de escape diante da dor que sentia. A atriz não parou de se apresentar com a peça teatral “Doidas & Santas” por nenhum período após a morte do filho. “No meu caso, trabalhar foi caminho para seguir em frente, mas isso não significa que o trabalho seja a solução para dor de todo mundo que passa por uma perda como essa. Cada um deve encontrar o seu caminho”, sugeriu.

Em entrevista ao Famosidades, Cissa Guimarães fala sobre “O Clone”, que está sendo reprisado em “Vale a Pena Ver de Novo”, sobre a novela “Morde & Assopra” e também sobre o futuro. Ah, ela também contou sobre o projeto “Circuito Rafael Mascarenhas”, o apoio dos amigos e também respondeu se se arrepende ou não de ter posado duas vezes nua!

FAMOSIDADES - Depois de tudo pelo que você passou no ano passado, qual foi sua inspiração e sua preparação para viver Augusta em “Morde & Assopra”, que é uma mulher cheia de vida e cômica?

CISSA GUIMARÃES - Alegria e humor sempre me acompanharam. É difícil construir uma personagem que é oposto do que se está sentido, mas sei que isso existe dentro de mim. Com concentração, estudo e principalmente com o apoio de elenco e direção maravilhosos, que tenho ao meu lado, foi possível construir e me divertir com a Augusta.

Neste período de "recuperação", como é para você lidar com o assédio da imprensa, dos fãs, dos amigos? De alguma forma eles ajudam?

Todos são muito carinhosos comigo. Agradeço à força e à energia de todos.

E como está o Circuito Rafael Mascarenhas?

O projeto está caminhando na Prefeitura. Acho muito importante cuidarmos dos nosso jovens. Esse projeto vai proporcionar oportunidades de lazer para jovens e adultos e ainda vai cuidar da nossa cidade pra ela ficar mais linda.

Em entrevistas anteriores, você disse que a perda de um filho não se supera e que você está lidando com a aceitação. Como é esse processo?

Essa dor vai me acompanhar sempre. Tenho que viver cada dia, mas tenho certeza de que vai melhorar aos poucos.





No ano passado, você não parou de apresentar a peça "Doidas & Santas". Não parar de trabalhar é alguma espécie de apoio que você teve para seguir em frente depois do acidente com Rafael?

O trabalho é muito importante pra mim, sempre foi. No meu caso, trabalhar foi caminho para seguir em frente, mas isso não significa que o trabalho seja a solução pra dor de todo mundo que passa por uma perda como essa. Cada um deve encontrar o seu caminho.

Bom, voltando para Augusta, você tem alguma coisa parecida com a personagem criada por Walcyr Carrasco?

Ela é uma mulher forte e autoritária. Eu tenho pulso firme para muita coisa, mas acho que sou mais carinhosa.

Augusta é dona de um SPA e preocupada com a boa forma física. Você é muito atenta ao corpo?

Sou muito atenta com a minha saúde. Cuido da minha alimentação e adoro fazer exercícios físicos. Faço musculação, ioga e alongamento sempre que minha agenda de trabalho permite.

Além de “Morde & Assopra”, você tem “Doidas & Santas”. Como faz para se organizar e dar conta de tudo?

“Doidas & Santas” está em temporada no Teatro Vanucci, lá no Shopping da Gávea, de quinta a domingo. A produção da novela monta o roteiro de cada semana respeitando os horários em que tenho que estar no teatro. A semana é bem corrida, mas no fundo é bem gostoso, porque adoro meu trabalho.

No teatro, você dá vida a uma mulher decidida, que sabe o que quer. Neste aspecto, você se vê nessa personagem?

A Beatriz não é tão decidida quanto parece. Sua única certeza é a vontade de ser feliz. Ela demora um pouco tomar suas decisões e deixa espaço para que as surpresas da vida lhe guiem os passos. Acho que nesse sentido somos bem parecidas.

Você está duplamente no ar: com “Morde & Assopra” e com “O Clone”. Quais são as diferenças que você nota na Cissa Guimarães de 10 anos atrás?

 Nossa, parece que foi ontem, né? Mas ao mesmo tem tanta coisa que aconteceu! Acho que a diferença fundamental é a experiência. É bonito olhar pra trás e ver que passamos por tanta coisa e aprendemos com isso. Me sinto orgulhosa dessa historinha que construí. É por isso que quis fazer “Doidas & Santas”, pra falar de mulheres, e homens também, que passam por tantas coisas: batalham pra ter um trabalho bacana, se casam, se separam, têm filhos; enfim, passam por poucas e boas e ainda sim não se cansam de buscar a beleza da vida!

Seu bordão “gentem” ficou gravado na cabeça dos telespectadores de “Vídeo Show”. Você sente falta de apresentar?

Sinto sim. O “Vídeo Show” é a minha filhinha querida. Faz parte da minha família, da minha vida. Um dia eu volto!



Focando um pouco na sua trajetória, você já apresentou, fez teatro, cinema e TV. Qual sua maior paixão?

Minha paixão é atuar, independente do veículo de comunicação. É claro que em alguns veículos a gente tem mais interação com o público, que é uma coisa que eu adoro também. O teatro é o que mais permite isso. Em “Doidas & Santas”, a plateia vibra junto com a gente no palco. É contagiante!

Com uma longa carreira, o que você acha que ainda falta ser explorado pela dramaturgia?

Temos uma dramaturgia muito rica e dramaturgos muito criativos. Acho muita coisa já foi escrita e dita, mas haverá sempre mil maneiras de ser explorar um texto. Diretores e atores são importantes nesse processo, porque podem contribuir muito para a transformação de um texto dramatúrgico que está no quietinho no papel, em algo vivo e pulsante.

E o que falta para a TV brasileira, para a cultura do país?

Acho que falta ousadia. Às vezes, acho que certos programas são muitos engessados, presos a padrões antigos. O mundo evolui numa velocidade enorme, acho que temos que acompanhar isso, enriquecendo os temas e desenvolvendo as linguagens.

Mudando de assunto, você já posou nua duas vezes. Você se arrepende disso? Se arrepende de alguma coisa em toda a sua carreira?

Não me arrependo de jeito nenhum. Tudo que acontece na minha carreira, seja bom ou ruim, é importante pra mim de alguma maneira. É o eterno aprendizado que nos faz crescer.

Aos 54 anos, e com uma vasta carreira na dramaturgia, como você enxerga Cissa Guimarães daqui a 10 anos?

Quero estar muito ativa. Produzindo, atuando, interpretando. Não vou parar tão cedo


ENTREVISTA CEDIDA AO FAMOSIDADES (entreterimento.br.msn.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário