sábado, 7 de agosto de 2010

SEUS SONHOS E SIGNIFICADOS


Que significados têem os nossos sonhos? A ciência revela: o que se passa em sua mente à noite é mais importante do que você pensa.

Por que sonhamos?

Os sonhos são uma forma de o subconsciente se comunicar com a mente consciente. Sonhar com algo que preocupa, dizem os pesquisadores, é a maneira que o cérebro tem de ajudá-lo a estar preparado para um desastre, caso ele ocorra. Sonhar com um desafio, como o de fazer uma apresentação no trabalho ou participar de um torneio esportivo, pode melhorar seu desempenho. Além disso, os neurocientistas cognitivos descobriram que os sonhos e o movimento rápido dos olhos (REM), que ocorre enquanto sonhamos, estão associados à nossa capacidade de aprender e de se lembrar das coisas.
O sonho é um "sistema controlador do estado de espírito", afirma a Dra. Rosalind Cartwright, chefe do departamento de psicologia do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago. Ela descobriu que os sonhos ajudam as pessoas a superar os dilemas emocionais do cotidiano. "É como ter um terapeuta interno", explica. Enquanto dormimos, os sonhos comparam novas experiências emocionais com as lembranças, criando um mosaico de imagens antigas sobre as novas. A Dra. Rosalind afirma: "Você pode acordar e pensar: O que o meu tio Jorge estava fazendo no meu sonho? Não o vejo há 50 anos. Mas as imagens antigas e as novas estão estão relacionadas do ponto de vista emocional" Descobrir a relação entre elas é tarefa para a mente consciente.
Na verdade, as emoções dos sonhos podem ajudar os terapeutas a tratar pacientes que passam por situações traumáticas. Em um novo estudo, a Dra Rosalind acompanhou, por um período de cinco meses, os sonhos de cinco adultos recém-divorciados, analisando seus sentimentos em relação aos seus ex-cônjuges. A pesquisadora descobriu que aqueles que mais odiavam o cônjuge durante o sonho tinham maior chance de lidar bem com o divorcio. "Se os sonhos eram amenos", ela afirma, "os indivíduos não haviam começado a trabalhar suas emoções e a enfrentar o divórcio." Para os terapeutas, essa descoberta vai ajudar a determinar se uma pessoa divorciada precisa de orientação ou se já se desligou dos problemas por meio dos sonhos.

E aí gostaram??? Tem muito mais informações sobre os sonhos, como:

- UMA SÓ INTERPRETAÇÃO NÃO SERVE A TODOS
- DECIFRANDO OS SIGNIFICADOS
- O QUE OS SONHOS PODEM FAZER POR VOCÊ
- DICAS PARA VOCÊ LEMBRAR DOS SEUS SONHOS
- SEU CÉREBRO NOS SONHOS

Quer ler mais? Comenta e diz quais dos tópicos acima deseja saber!!! Espero sua opinião!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário