O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor fechou o primeiro semestre do ano com alta de 22,3%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, representando o maior aumento em nove anos.

De acordo com a empresa, "o consumidor enfrenta uma redução no poder aquisitivo e o crescente endividamento dificulta o pagamento das dívidas assumidas anteriormente". Como reverter o quadro?

Atitudes simples, com pequenas mudanças na rotina e reavaliação da planilha de orçamento, podem ser o pontapé inicial para cortar gastos e sair da inadimplência.

VAMOS AS DICAS:

O primeiro passo é fazer uma boa análise da planilha de orçamento e verificar "gorduras" que podem ser cortadas. Para onde vai o seu dinheiro? Você sabe exatamente como e com o que gasta? Tendo consciência de que é possível reduzir as despesas e adequar os gastos à receita, e não o contrário, já é meio caminho andado para o sucesso do planejamento financeiro.

Pesquisa da Harris Interactive com mais de 2,1 mil americanos mostra que, desde a crise de 2008, a população dos EUA tem adotado hábitos diferentes de consumo, com o corte de despesas diárias, a fim de guardar dinheiro. Segundo o levantamento, a mudança mais adotada foi a substituição de certas marcas, mais caras, por produtos genéricos, mais baratos, nas compras do dia-a-dia.

De acordo com o IPCA, que mede a inflação oficial do Brasil, comer fora de casa já está mais de 5% mais caro no ano. Assim, trocar os restaurantes por comida feita em casa e levada ao escritório pode ser uma matéria de economizar e evitar gastos com alimentação fora do lar, que nunca ficam apenas na refeição - sempre tem uma bebida, um cafezinho ou sobremesa que acabam encarecendo ainda mais.

Serviços de beleza também têm sido importantes vilões do orçamento. Assim, com o intuito de economizar, reduzir a ida a esses estabelecimentos pode ser a melhor atitude a tomar. Não é necessário cortar o serviço, mas, por exemplo, quem costumava ir ao salão uma vez por semana pode passar a frequentá-lo quinzenalmente. O gasto, no final do mês, cairá pela metade.

Você realmente lê todos os jornais e revistas que chegam à sua casa? Talvez, pelo menos por enquanto, o ideal seja reduzir esse gasto. Escolha uma publicação de sua preferência para manter a assinatura e cancele as demais. A economia no final do mês pode fazer muita diferença.

Faça uma análise dos seus hábitos e responda: você passa a maior parte do tempo assistindo aos canais abertos ou fechados? Muita gente tem TV a cabo, mas não tem o hábito de assistir aos canais por assinatura. Talvez o ideal seja cortar essa despesa para garantir uma folga no orçamento.

Pesquise operadoras que ofereçam mais vantagens, de acordo com o seu perfil de usuário. Não adianta pagar por diversos serviços, como chamada de espera, teleconferência etc, se você não utiliza nenhum deles.

A dica vale tanto para telefone fixo quanto para móvel. Veja se o seu pacote de serviços está de acordo com as suas necessidades e evite pagar por tecnologia que não utiliza.
Retirado do MSN.DINHEIRO


APROVEITE AS DICAS E VAMOS ECONOMIZAR!!!!!